A vocação de todos

A primeira e essencial vocação de todas as pessoas é o chamado à vida e a alcançar a salvação. A compreensão cristã sobre a vida nos leva a afirmar que ninguém nasceu, sem que isso fosse também do conhecimento de Deus. Deus já nos conhecia até mesmo antes que fôssemos formados no seio da mãe (cf Sl 139,15-16). Se Deus chama à existência uma pessoa, não é para a frustração dessa mesma pessoa e a perda de sua existência no nada; mas é para que ela alcance a plenitude da vida, o que significa, na linguagem bíblica e cristã, a “salvação eterna”. O homem não é capaz de dar a si mesmo a salvação: em última análise, recebe-a de Deus quando a busca e acolhe de coração sedento e aberto.

Santo Agostinho, recordado no dia 28 de agosto, resume esta busca, a incapacidade do homem de salvar a si mesmo e a sua realização plena em Deus no seu célebre pensamento: “Tu nos fizeste, Senhor, para ti e nosso coração anda inquieto até que não repousa novamente em ti”. O homem tenta dar a si mesmo a satisfação plena de sua existência; é compreensível que o faça e não poderia deixar de fazê-lo, sem frustrar o sentido de sua existência.

No entanto, cedo ou tarde, percebe que é incapaz de resolver esta questão existencial. As atitudes, então, podem ser várias: resignar-se a uma vida sem sentido; deixar-se levar pelas sensações de cada momento, julgando ser essa a melhor forma de “aproveitar o aproveitável” de uma existência sem sentido; abafar a voz interior e afogar o grito da alma numa desenfreada busca dos prazeres da vida; rebelar-se e esbravejar contra Deus e contra todos aqueles que poderiam ter culpa pelo seu estado de infelicidade…

Santo Agostinho também passou por isso: “Ó eterna verdade e verdadeira caridade e cara eternidade! Tu, meu Deus, por ti suspiro dia e noite! Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu, fora. Eu te procurava e lançava-me, nada belo, ante a beleza que tu criaste. Estavas comigo e eu, não contigo. Seguravam-me longe de ti as coisas que não existiriam, se não existissem em ti. Chamaste, clamaste, rompeste a minha surdez; brilhaste, resplandeceste e afugentaste a minha cegueira. Exalaste perfume e eu respirei. Provei-te e tenho mais fome e sede. Tocaste-me e ardi de tua paz.” (Confissões de S.Agostinho).

O chamado de Deus só pode ser percebido, quando se está atento. Muitas coisas nos distraem e desviam nossa atenção, não deixando perceber o chamado de Deus e a silenciosa e forte atração que ele exerce sobre a existência humana. Desde Adão e Eva, a grande tentação do homem foi sempre a de dar ouvidos e de seguir a voz de “alguém outro”, que se propõe no lugar de Deus em nossa vida. São as idolatrias, que existem hoje como no passado. Já nos tempos bíblicos soava a advertência: “hoje, não fecheis os vossos corações, mas ouvi a voz do Senhor” (cf Sl 95,7).

O papa Bento XVI, na encíclica sobre a Esperança (Spe salvi), refere-se a um dos dramas mais sérios do nosso tempo, que é a falta de esperança: o homem ainda espera algo mais da existência, que vá além do que ele se pode dar aqui na terra? Muitos não esperam nada de Deus, nem mesmo a “salvação eterna”. Por isso mesmo, uma existência sem esperança acaba não tendo um motivo alto para viver, lutar e aprimorar a vida e a convivência.

O homem é chamado a se lançar para além dos próprios limites. O papa Francisco exortou os jovens em várias ocasiões, durante a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, a não perderem a esperança e a não deixarem que lhes fosse roubada a esperança. O homem só pode ter esperança verdadeira quando se abre para Deus. Então, sim, será capaz de olhar para além dos próprios limites.

Publicado em O SÃO PAULO, edição de 20 de agosto de 2013
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
@DomOdiloScherera

Sem comentários

Deixe uma mensagem