CNBB MANIFESTA SOLIDARIEDADE À ARQUIDIOCESE DE MARIANA

 

CNBB manifesta solidariedade à arquidiocese de Mariana

Escrito por

CNBB

Publicado:

13 Novembro 2015

Categoria:

Notícias

Diante da tragédia ocorrida em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, no dia 5 de novembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) presta solidariedade ao arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, e às famílias vítimas do rompimento das barragens. Na nota, a Presidência da entidade lamenta o fato e espera que haja “rigorosa apuração das responsabilidades” e “mudanças necessárias na legislação quanto à mineração, para que tal situação nunca mais se repita”.

 

Confira a íntegra do texto:

 

Nota de solidariedade à arquidiocese de Mariana

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB se solidariza com a Arquidiocese de Mariana – MG, na pessoa de seu pastor, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e com as famílias que perderam seus entes queridos, suas casas, seus meios de sustentação, seu ambiente de vida, por causa do rompimento das barragens de rejeitos da atividade mineradora, no distrito de Bento Rodrigues, que estendeu incalculável destruição a comunidades e cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo. Este sentimento é extensivo às outras dioceses do Regional Leste 2 que também sofreram as consequências desta tragédia.

 

Se a contemplação da imensidão do “lago de rejeitos” destas barragens, antes do rompimento, já revelava um cenário de morte, onde nada permanecia vivo, pior e mais dolorosa é, e continuará sendo por muitos anos, a visão desoladora da devastação da vida de pessoas, de animais, de plantas, e do comprometimento de um rio que, até então, era portador de vida.

 

“O custo dos danos provocados pela negligência egoísta é muitíssimo maior do que o benefício econômico que se possa obter”… “Por isso, não podemos ser testemunhas mudas das gravíssimas desigualdades, quando se pretende obter benefícios significativos, fazendo pagar ao resto da humanidade, presente e futura, os altíssimos custos da degradação ambiental” (Papa Francisco, Laudato Sì, 36).

 

Nossa voz se junta às vozes que gritam pela rigorosa apuração das responsabilidades e pelas mudanças necessárias na legislação quanto à mineração, para que tal situação nunca mais se repita.

 

Desejamos ser uma presença de fé e esperança junto às famílias e comunidades que sofrem a consequência dessa catástrofe. Deus lhes conceda o consolo da fé e a fortaleza de ânimo, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

 

Brasília-DF, 11 de novembro de 2015

 

 

 

Dom Sergio da Rocha

 

Arcebispo de Brasília-DF

 

Presidente da CNBB

 

 

 

Dom Murilo S. R. Krieger

 

Arcebispo de S. Salvador da Bahia-BA

 

Vice-Presidente da CNBB

 

 

 

 

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner

 

Bispo Auxiliar de Brasília-DF

 

Secretário-Geral da CNBB

 

 

Sem comentários

Deixe uma mensagem