Papa Francisco: “Quero uma Igreja pobre e para os pobres”

Com informações da Rádio Vaticano

O Papa Francisco defendeu neste sábado, 16/03, uma Igreja pobre, para os pobres. E explicou porque escolheu o nome Francisco ao ser eleito no Conclave. O Pontífice se  encontrou com jornalistas e profissionais de comunicação na Sala Paulo VI, no Vaticano.

O papa iniciou com um breve discurso, agradecendo todos pelo serviço realizado nos dias passados, na cobertura do Conclave.

“Vocês trabalharam!” – exclamou, recebendo um imediato aplauso. Disse ainda que a Igreja e a mídia estão juntas para comunicar a verdade, a bondade e a beleza: “Todos nós somos chamados a comunicar esta tríade, essencial”.

Ele explicou porque “o Bispo de Roma quis se chamar Francisco”. Disse que no Conclave estava sentado ao lado do arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, “um grande amigo, grande amigo”.

“Quando a coisa ficou “mais perigosa” – prosseguiu – ele me confortava, e quando os votos chegaram a dois terços, momento em que há o aplauso habitual porque o Papa é eleito – ele me abraçou, me beijou e disse “não se esqueça dos pobres”.

“Aquela palavra entrou aqui – disse, indicando a cabeça – ‘os pobres, os pobres’. Aí, pensei em Francisco de Assis e depois, nas guerras. E Francisco é o homem da paz, o homem que ama e tutela a Criação… neste momento em que nosso relacionamento com o meio-ambiente não é tão bom, né?”

Francisco é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre… “Ah, como gostaria de uma Igreja pobre e pelos pobres!”

Depois de saudar pessoalmente alguns jornalistas, o Papa Francisco abençoou todos os presentes.