Batismo

O QUE É?

O sacramento do batismo é conhecido por vários nomes. Chama-se batismo por causa do rito central com que é celebrado: batizar significa “imergir” na água. O que é batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele como “nova criatura” (2 Cor 5,17). Chama-se também banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo (Tit 3,5) e iluminação, porque o batizado se torna “filho da luz” (Ef 5, 8).

Na Bíblia, no Antigo Testamento, há várias prefigurações do batismo: a água, fonte de vida e de morte; a arca de Noé, que salva por meio da água; a passagem do Mar Vermelho, que liberta Israel da escravidão do Egito; a travessia do Jordão, que introduz Israel na terra prometida, imagem da vida eterna. Quem conduz ao cumprimento tais prefigurações é Jesus Cristo, o qual, no início da sua vida pública, se fez batizar por João Batista, no rio Jordão; na cruz, do seu lado trespassado, derramou sangue e água, sinais do batismo e da Eucaristia, e depois da Ressurreição, confia aos Apóstolos esta missão: “Ide e ensinai todos os povos, batizando-os no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19-20). Desde o dia de Pentecostes, a Igreja administra o batismo a quem crê em Jesus Cristo.

Pia BatismalO rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

A Igreja batiza as crianças porque tendo nascido com o pecado original, elas têm necessidade de ser libertadas do poder do Maligno e de ser transferidas para o reino da liberdade dos filhos de Deus.

Aquele que é batizado precisa professar a sua fé, pessoalmente no caso do adulto, ou então por parte dos pais e da Igreja no caso da criança. Também o padrinho ou madrinha e toda a comunidade eclesial têm uma parte de responsabilidade na preparação para o batismo (catecumenato), bem como no desenvolvimento da fé e da graça batismal.

Podem batizar: os ministros ordinários do batismo (o bispo, o presbítero e o diácono). Em caso de necessidade, qualquer pessoa pode batizar, desde que deseje fazer o que faz a Igreja e derrame água sobre a cabeça do candidato, dizendo a fórmula trinitária batismal: “Eu te batizo em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
O batismo é necessário para a salvação daqueles a quem foi anunciado o Evangelho e que têm a possibilidade de pedir este sacramento.

Porque Cristo morreu para a salvação de todos, podem ser salvos mesmo sem o batismo os que morrem por causa da fé (batismo de sangue), os catecúmenos, e todos os que sob o impulso da graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a sua vontade (batismo de desejo). Quanto às crianças, mortas sem batismo, a Igreja na sua liturgia confia-as à misericórdia de Deus.

O batismo perdoa o pecado original, todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado; faz participar na vida divina trinitária mediante a graça santificante, a graça da justificação que incorpora em Cristo e na Igreja; faz participar no sacerdócio de Cristo e constitui o fundamento da comunhão entre todos os cristãos; confere as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. O batizado pertence para sempre a Cristo: com efeito, é assinalado com o selo indelével de Cristo (caráter).

O nome, para o cristão batizado, é importante, porque Deus conhece cada um pelo nome, isto é, na sua unicidade. Com o Batismo, o cristão recebe na Igreja o próprio nome, de preferência o de um santo, de maneira que este ofereça ao batizado um modelo de santidade e lhe assegure a sua intercessão junto de Deus.

(Fonte: Compêndio do Catecismo da Igreja Católica).

PREPARAÇÃO DE PAIS E PADRINHOS PARA O BATISMO

Pais e padrinhos devem participar de “curso de preparação” para esse sacramento, cujo atestado deverá ser apresentado à secretaria paroquial. A Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto promove encontros de formação para o sacramento do batismo em dias e horários diferenciados. Os interessados devem inscrever-se antecipadamente na secretaria.

COMO MARCAR O BATIZADO

Dirigir-se à secretaria da paróquia com no mínimo 2 meses que antecede o dia do batismo e apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento da criança; cópia do RG dos pais e padrinhos; atestados de participação em “curso de preparação” para o batismo, tanto dos pais quanto dos padrinhos, dentro do prazo de validade estabelecido pelas respectivas paróquias onde foram realizados.

DATAS DE CELEBRAÇÃO DE BATISMO

Todos os domingos após a missa das 10:30 horas (com exceção de datas festivas). Consulte a Secretaria da Paróquia (11) 2671-4152 e (11) 2671-5845.