Catequese

Desde o início, os primeiros discípulos tiveram o ardente desejo de anunciar Jesus Cristo, com o objetivo de torná-lo conhecido e levar todos a ter fé nele. Também hoje, temos o desejo de evangelizar e catequizar; ou seja, de ensinar o Cristo, desvendar na sua pessoa todo o desígnio de Deus e pôr a humanidade em comunhão com ele.

É missão da Igreja anunciar o Evangelho em todo o mundo. Pelo nosso batismo somos membros da Igreja e co-responsáveis pela evangelização e pela catequese. Cada um de nós há de catequizar conforme nossa própria vocação e missão.

Catequese

A Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto propõe-se a preparar crianças, adolescentes, jovens e adultos para receberem a Primeira Eucaristia à luz da Catequese Renovada, cujas principais características são as seguintes:

a) Educação para a vivência da Fé. Em vez de ensinar apenas a doutrina, o catequista orienta o catequizando para viver a sua fé no dia-a-dia.

b) Vivência da fé em comunidade. O catequista, membro da comunidade, anima a comunhão e a participação. Fala em nome da comunidade.

c) Processo permanente da educação da fé. A catequese não se reduz à preparação para os sacramentos; acompanha toda a vida da pessoa.

d) Jesus Cristo é o centro da Catequese. A catequese conduz à conversão, à opção por Jesus Cristo que nos revela o pai, no Espírito Santo (dimensão trinitária), e ao seu seguimento.

e) Ministério da Palavra. A Bíblia, o livro da fé, é o principal texto da catequese. Os catequistas, procurando conhecer e viver a Palavra de Deus, serão os anunciadores desta Palavra como profetas, na força do Espírito Santo.

f) Formação na Pedagogia Divina. Deus se revela à humanidade através de palavras e acontecimentos, com paciência e respeito pela caminhada do povo, com predileção pelos pobres, marginalizados e sofredores. O método da Catequese deve ser o método de Deus.

g) Catequese transformadora e libertadora. A catequese deve contribuir para Iluminar a vida do povo, ajudando a encontrar as causas das injustiças e levando as pessoas a transformar essa situação, tendo em vista a construção de uma sociedade fraterna e justa.

h) Catequese Inculturada. O Evangelho ilumina a cultura do povo e aproveita tudo o que ela tem de bom. Assume a linguagem de ser e de viver do povo.

i) Fonte de Espiritualidade. A catequese celebra, reza e canta a vida e os acontecimentos na presença de Deus.

j) Interação Fé e Vida. A vivência da fé numa comunidade atuante nos faz ligados à vida, à realidade social, mesmo frente aos desafios das situações concretas e difíceis.

k) Catequese integrada às outras pastorais. Como dimensão, a catequese está presente em todas as pastorais e, como atividade específica, articula-se com as demais.

INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES PARA CATEQUESE 2017/2018

As inscrições para a catequese 2017 e 2018, serão abertas a partir do dia 4 de Março de 2017 até o dia 02 de Abril de 2017.

. SECRETARIA PAROQUIAL: segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 17h30min, com a Leonor ou Creusa;

. SÁBADO: após a missa das 16h, com as catequistas de plantão;

. DOMINGO:  após a missa das 9h, com as catequistas de plantão.

Idade mínima: 9 anos ou a completar ainda este ano.

. crianças a partir de 9 anos;

. cópia da certidão de batismo;

. espórtula de inscrição de R$80,00;

. duração de 1 ano;