Devoção

Nossa Senhora do Bom PartoÉ importante que se relacione o título dessa devoção com o nascimento de Jesus. Maria, uma mulher normal, deu à luz um filho, que todos conhecemos como o Filho de Deus, Jesus de Nazaré, o Salvador da humanidade (cf. Lc 2, 1-7).

Como se iniciou esta devoção? Pe. Arlindo Rubert, em seu livro “Os trinta títulos de Nossa Senhora”, assim relata:

Muitas mães aflitas, principalmente outrora quando não havia recursos médicos, ao chegarem à sua hora tinham momentos de angústia e recorriam confiantes àquela que em milagroso parto dera com felicidade à luz o Salvador do mundo. Sabe-se que, pelo menos a partir do século XVII, no Brasil, se honrava a Virgem Maria por ocasião da preparação da festa do Natal, que era precedida por novena e pregação em honra da expectativa do parto da Virgem Maria. Dizia-se também Nossa Senhora do O: “Ó Sabedoria…; Ó raiz de Jessé…; Ó chave de Davi…”, etc.

Aos poucos, a invocação litúrgica da Expectação do Parto de Nossa Senhora, mudou-se, na hora das mães mais humildes, em Nossa Senhora do Bom Parto, à qual sucediam-se promessas e cumprimentos de votos após partos bem sucedidos, formando-se confrarias e levantando-se igrejas e capelas para honrar a benevolência da Mãe da humanidade.

No Rio de Janeiro, havia a bela igreja de Nossa Senhora do Bom Parto, como havia também em diversas outras cidades e vilas, sendo muito visitadas. Nossa Senhora do Bom Parto também é representada de pé, com o belo Menino nos braços, rodeada de mães grávidas que lhe imploram proteção.

Na Região Episcopal Belém, Arquidiocese de São Paulo, temos a alegria de honrar Maria com este título, através da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, no bairro Tatuapé.

Que ela continue, portanto, sendo a grande protetora das mães parturientes!

(Texto de Irmã Etel Maria Pereira da Costa, Doutora em Mariologia, da Congregação das Irmãs de Maria Menina)

Comunidade Nossa Senhora do Bom Parto

A Comunidade Nossa Senhora do Bom Parto foi erigida Paróquia em 1925. Faz parte do Setor Tatuapé da Região Episcopal Belém, da Arquidiocese de São Paulo. Durante décadas, a antiga igreja dedicada a Nossa Senhora do Bom Parto esteve localizada no centro do largo que leva o mesmo nome. A partir de 1958 foi iniciada a construção da igreja atual num terreno de 1900 m², localizado na esquina entre as ruas Serra do Japi e Azevedo Soares. A conclusão da obra deu-se em 1983.

O anteprojeto é de autoria do Padre Lamberto Van de Leemput, e o traçado definitivo ficou a cargo do engenheiro Nathan Lerner. Trata-se de uma construção moderna e arrojada, naturalmente iluminada, de linhas simples e retas.

Construção da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto

A parte superior da fachada tem formato triangular, que acompanha a figura do teto de duas águas. Sua frente é composta de três entradas, divididas por colunas retas, separando três vãos retangulares superiores. A cobertura e as portas frontais , de vidro, iluminam a escadaria de acesso e convidam o fiel a entrar. À noite, essas mesmas escadas recebem iluminação de solo, o que as tornam belas e seguras. Há duas entradas laterais: pela rua Serra do Japi tem-se acesso à secretaria e ao velário; pela rua Dona Cândida pode-se optar pela escada ou pela rampa de acesso.

No presbitério, elevado e amplo, destacam-se o belo altar e o sacrário.

Interior da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto

O crucifixo (5,40 m) com a imagem de Cristo (2,70 m) foi esculpido por Nelson D’Orazio, de um único tronco de madeira e respectivos galhos, durante quatro meses, em 1980, quando o artista contava 21 anos de idade. Foi adquirido pela Paróquia em 1982.

O interior do templo é composto por diversas pinturas retratando a relação de Maria e a Santíssima Trindade, a Anunciação, a Visita de Maria à Isabel, e outros símbolos marianos, do espanhol natural de Tanabi, José Perez, já falecido.

A imagem de Nª Sª do Bom Parto – trazida de Portugal e doada à Paróquia por uma família de devotos – mostra a jovem Maria em pé, em trajes judeus, segurando e, ao mesmo tempo, oferecendo o recém-nascido à humanidade. Sua coroa foi especialmente confeccionada para a coroação oficial, ocorrida por ocasião do 80º aniversário da Paróquia, em 2005.

A festa da padroeira é celebrada no dia 8 de outubro.