Crisma

No Antigo Testamento, os profetas anunciaram a comunicação do Espírito do Senhor ao Messias esperado e a todo o povo messiânico. Toda a vida e missão de Jesus se desenvolvem numa total comunhão com o Espírito Santo. Os Apóstolos recebem o Espírito Santo no Pentecostes e anunciam «as grandes obras de Deus» (At 2,11). Comunicam aos novos cristãos, através da imposição das mãos, o dom do mesmo Espírito. Ao longo dos séculos, a Igreja continuou a viver do Espírito e a comunicá-lo aos seus filhos.

Crisma

Esse sacramento chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais: Crismação com o Santo Myron) por causa do rito essencial que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal.

O rito essencial da Confirmação é a unção com o santo crisma (óleo misturado com bálsamo, consagrado pelo Bispo), feita com a imposição da mão por parte do ministro que pronuncia as palavras sacramentais próprias do rito. No Ocidente, tal unção é feita sobre a fronte do batizado com as palavras: «Recebe por este sinal, o Espírito Santo, o Dom de Deus». Nas Igrejas Orientais de rito bizantino, a unção faz-se também noutras partes do corpo, com a fórmula: « Selo do dom do Espírito Santo».

O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes. Tal efusão imprime na alma um caráter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina; une mais firmemente a Cristo e à sua Igreja; revigora na alma os dons do Espírito Santo; dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.

Pode e deve recebê-lo, uma só vez, quem já foi batizado, o qual, para recebê-lo eficazmente, deve estar em estado de graça.

O ministro originário é o Bispo. Assim se manifesta o laço do crismado com a Igreja na sua dimensão apostólica. Quando o presbítero confere este sacramento como acontece ordinariamente no Oriente e em casos especiais no Ocidente o laço com o Bispo e com a Igreja é expresso pelo presbítero, colaborador do Bispo, e pelo santo crisma, consagrado pelo Bispo.

São os seguintes os dons do Espírito Santo: Sabedoria (saber discernir os verdadeiros valores da vida…); Inteligência (saber entender a verdade revelada por Deus…); Conselho (saber aconselhar e apontar o caminho certo…); Fortaleza (ter força de vontade para sermos fiéis à nossa fé, no dia-a-dia de nossa vida, sobretudo diante das seduções do pecado e da perseguição); Ciência (conseguir compreender a vida, o universo e todas as coisas criadas, como reflexo de Deus); Piedade (ter um amor filial para com Deus; sentir-nos amados pelo Pai do céu; gostar de dialogar com ele – rezar); Temor de Deus (ter respeito “com Deus não se brinca”! sentir-nos pequenas criaturas diante do Criador, ter receio de ofender e desagradar a Deus).

(Fonte: Compêndio do Catecismo da Igreja Católica)

PARA QUEM DESEJA REALIZAR O CURSO DE CRISMA EM NOSSA PARÓQUIA , AS INSCRIÇÕES PARA 2019 JÁ ESTÃO ABERTAS, BASTA DIRIGIR-SE A SECRETARIA DA IGREJA E FAZER A INSCRIÇÃO. O PRIMEIRO ENCONTRO ACONTECERÁ NO DIA 03/02/2019, NA SANTA MISSA áS 9 HORAS SEGUIDO DO ENCONTRO NO SALÃO  PAROQUIAL ATÉ ÀS 12 HORAS.